A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO

A IMPORTANCIA DA QUALIFICACAO PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO
0

Com um mercado de trabalho competitivo, a qualificação profissional tem um importante papel na trajetória dos profissionais.

Apresentar diferenciais no currículo e nas entrevistas de emprego é, hoje em dia, praticamente uma necessidade básica.

Embora algumas áreas estejam com poucas oportunidades de trabalho, ainda há setores com diversas vagas disponíveis, mas faltam candidatos que atendam às exigências.

Para conquistar maior destaque e oportunidades na carreira, é importante investir em cursos de qualificação profissional, se aperfeiçoar e expandir seus conhecimentos.

Para Araújo (2009), “o mercado de trabalho brasileiro sofre com a escassez de profissionais qualificados (…), a falta de habilidades técnicas é de longe, o principal entrave para o preenchimento de determinadas posições”.

Muitas empresas preferem investir no recrutamento externo, com a finalidade de buscar pessoas que já tenham experiência e competências para atuar nos cargos propostos. Com isso, reduzem o investimento no fator tempo para treinar e capacitar um profissional sem a experiência desejada. Por essa razão, o profissional deve estar preparado para iniciar na função desde o primeiro momento.

Grande parte da importância de fazer cursos de qualificação é como o próprio nome indica, renovar conceitos que o mundo e o mercado acabam exigindo de nós. As mudanças vêm ocorrendo de forma acelerada, sendo extremamente importante se capacitar para acompanhar as demandas que se transformam a cada dia.

Com a concorrência mais intensa, a qualificação profissional é fundamental para aumentar as chances de conseguir melhores oportunidades de trabalho.

Iniciar um curso de qualificação traz novas responsabilidades, já que, quando você inclui uma tarefa diferente na sua rotina, é muito provável que ela te traga desafios.

Saber administrar o seu tempo, cumprir com todas as atividades exigidas, buscar estímulos para vencer o cansaço e estudar após um dia intenso de trabalho, superar dificuldades e absorver conhecimentos são alguns exemplos de desafios diários que essa nova rotina pode trazer.

De acordo com a estatística do IBGE, realizada em 2014, 74,6% dos brasileiros não se interessam por cursos de qualificação profissional. Dentre as 40 milhões de pessoas que afirmaram ter interesse em fazer curso de qualificação profissional, 34,4% alegou que não o fazia por dificuldade de conciliá-lo com outras atividades.

Sair da zona de conforto é um grande desafio, mas é importante acreditar nos benefícios que essa decisão vai gerar e saber aproveitar as situações para se tornar um profissional e um ser humano melhor.

Embora muitas vezes pareça difícil, uma vida sem desafios pode nos deixar despreparados para enfrentar condições adversas.

Conhecer novas pessoas e aumentar sua rede de relacionamentos. Seja através de uma troca de ideias despretensiosa, parcerias em projetos, encaminhamentos, são muitas as formas de se relacionar e encontrar um novo rumo profissional, fazendo contato com gente que tem intenções semelhantes as suas.

Independentemente de qual seja o seu trabalho, saber se comunicar, trabalhar em equipe e demonstrar segurança podem ser determinantes para conseguir um emprego ou mesmo para mantê-lo.

Além disso, a troca de conhecimento e experiências diferentes pode contribuir para o seu desenvolvimento e qualificação profissional.

Nas dúvidas e nos desafios futuros, contar com a opinião de um amigo ou conhecido da mesma área pode contribuir muito para uma decisão mais segura.

É claro que a decisão de fazer um novo curso deve partir de um desejo pessoal e que nem sempre a recompensa acontece tão rápido.

Embora o retorno financeiro ocorra apenas em médio ou longo prazo, investir em cursos aumenta as chances de ser reconhecido e ganhar visibilidade no ambiente de trabalho.

A tendência é que os cargos mais altos, as bonificações e os melhores salários sejam destinados aos profissionais com melhores formações acadêmicas e comprometimento. Portanto, demonstrar engajamento, dedicação e vontade de se capacitar e ascender na carreira pode render bons frutos!

Enfim, se você procura por melhores oportunidades e recompensas salariais, é importante estar atento aos cursos de atualização e especialização que contribuam para sua qualificação profissional.

Lidar com novos desafios e agregar conhecimento são fundamentais para a construção de um bom currículo e de uma carreira de sucesso.

Postagens Relacionadas

Faça um comentário